SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número2Políticas de Educação Integral em Tempo Integral à Luz da Análise do Ciclo da Política PúblicaLa Demanda por un Buen Trato en la Escuela Secundaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

RESENDE, Tânia de Freitas et al. Dever de Casa e Relação com as Famílias na Escola de Tempo Integral. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.2, pp.435-456. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623662458.

Este artigo busca discutir diferentes concepções e práticas em torno dos deveres de casa em escolas que desenvolvem projetos de ampliação da jornada escolar e, a partir dessa reflexão, analisar a relação entre a escola e as famílias nessa nova conjuntura. Foram aplicados questionários aos coordenadores dos projetos e aos coordenadores das turmas de 1º ao 3º ano do ensino fundamental de 173 escolas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Realizaram-se, ainda, estudos de caso em oito instituições. Os resultados indicam o acirramento dos conflitos em torno dos deveres de casa e da divisão do trabalho educacional entre família e escola, mas também sinalizam a possibilidade de construção de novos acordos em torno desse tema.

Palabras clave : Dever de Casa; Escola de Tempo Integral; Ampliação da Jornada Escolar; Família; Escola.

        · resumen en Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )