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Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

SILVA, Marilda da  y  SILVA, Adriele Gonçalves da. Professores e Alunos: o engendramento da violência da escola. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.2, pp.471-494. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623664089.

Analisa-se o engendramento de uma face da violência da escola, tendo em vista a produção da violência em espaço escolar. Pesquisa bibliográfica quanti-qualitativa. Fontes: 77 dissertações e 15 teses produzidas no Brasil (2007 a 2012). Coleta e organização dos dados: Análise de Conteúdo. Fundamentação base: Bernard Charlot e Pierre Bourdieu. Resultados: as fontes apontaram que professores brasileiros são protagonistas na constituição da violência da escola, contribuindo para a produção da violência em espaço escolar. Os alunos são as principais vítimas dessa violência. O professor sofre menos violência física e verbal do que o aluno. A violência simbólica é a mais usada pelo professor contra o aluno. A escola também usa desse expediente.

Palabras clave : Violência; Violência da Escola; Violência em Espaço Escolar; Professor; Aluno.

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