SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número2Professores e Alunos: o engendramento da violência da escolaInterculturalidade nas Escolas: um estudo sobre práticas didáticas no Pibid índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

BASSO, Fabiane Puntel  e  ABRAHAO, Maria Helena Menna Barreto. Atividades de Ensino que Desenvolvem a Autorregulação da Aprendizagem. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.2, pp.495-512. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623665212.

Este texto aborda um estudo que objetivou identificar o sistema de atividade de ensino-aprendizagem que melhor propicia o desenvolvimento de estratégias de autorregulação da aprendizagem em duas classes de primeiro ano de alfabetização formal em escolas francesas. O desenvolvimento da pesquisa foi realizado segundo uma perspectiva observacional qualitativa, inspirada pela concepção mista de metodologia etnográfica e da teoria da atividade. Os resultados mostraram que as atividades realizadas na categoria Ensino Interdisciplinar proporcionaram maiores oportunidades para a evolução de estratégias de autorregulação nos alunos, possibilitando aos professores atuar como mediadores no processo de desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem.

Palavras-chave : Autorregulação; Atividade de Ensino; Aprendizagem.

        · resumo em Português     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )