SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número2Atividades de Ensino que Desenvolvem a Autorregulação da AprendizagemJogos Digitais na Escola: aprimorando a atenção e a flexibilidade cognitiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

FETZNER, Andréa Rosana. Interculturalidade nas Escolas: um estudo sobre práticas didáticas no Pibid. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.2, pp.513-530. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623665337.

O estudo analisa a interculturalidade e suas possíveis contribuições para as práticas didáticas na escola de ensino fundamental no Brasil. O objetivo do trabalho foi identificar, nas práticas descritas nos relatórios do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid, fazeres didáticos que demonstrassem determinado compromisso com situações de aprendizagem baseadas no diálogo, na polifonia e no ineditismo das compreensões sobre os temas em estudo. A conclusão do estudo traz algumas possibilidades, compreendidas como interculturais, para as práticas didáticas na escola.

Palavras-chave : Interculturalidade; Práticas Didáticas; Pibid.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )