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Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

RAMOS, Daniela Karine  e  SEGUNDO, Fabio Rafael. Jogos Digitais na Escola: aprimorando a atenção e a flexibilidade cognitiva. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.2, pp.531-550. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623665738.

Este estudo avalia os efeitos do uso de jogos digitais no contexto escolar para o aprimoramento da atenção e da flexibilidade cognitiva. Para tanto, realizamos um estudo quase-experimental com 100 crianças divididas em dois grupos: participante e controle. Após proposição de intervenções em sala de aula, utilizando jogos digitais cinco dias por semana, durante seis semanas, ambos os grupos foram avaliados pré e pós intervenção com base na aplicação de testes psicológicos. Os resultados revelaram que o grupo participante em comparação ao controle teve uma melhora significativa em relação à atenção (p<0,005) e a flexibilidade cognitiva (p<0,05), sugerindo que o uso dos jogos digitais pode contribuir com o aprimoramento das funções executivas.

Palavras-chave : Jogos Digitais; Funções Executivas; Atenção; Flexibilidade Cognitiva; Escola.

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