SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número2Jogos Digitais na Escola: aprimorando a atenção e a flexibilidade cognitivaEsquadrinhar e Governar: análise das recomendações do CONFEF para a Educação Física escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

SILVA, Roberto Rafael Dias da. Estetização Pedagógica, Aprendizagens Ativas e Práticas Curriculares no Brasil. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.2, pp.551-568. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623667743.

O presente artigo objetiva estabelecer um mapeamento dos modos de constituição das práticas curriculares mobilizadas no ensino médio brasileiro, ao longo da última década, procurando dimensioná-las em um contexto de intensificação das formas de estetização pedagógica e das aprendizagens ativas nas pedagogias contemporâneas. Serão examinados oito relatos de experiência de práticas curriculares, que se autonomeiam como inovadoras e interativas, publicados em variados periódicos brasileiros. Ao realizar a opção por metodologias ativas de aprendizagem, atreladas a determinados dispositivos de interatividade, parece delinear-se a emergência de uma configuração pedagógica na qual a aula assemelha-se a um jogo de perguntas e respostas - um quiz.

Palavras-chave : Práticas Curriculares; Conhecimento Escolar; Ensino Médio; Brasil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )