SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número2Esquadrinhar e Governar: análise das recomendações do CONFEF para a Educação Física escolarEu Não Queria Estar Aqui: juventude, ensino médio e deslocamento índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

FERREIRA, Liliana Soares. Trabalho Pedagógico na Escola: do que se fala?. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.2, pp.591-608. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623664319.

O artigo apresenta uma explicação para a categoria trabalho pedagógico, considerando-a fundamental na descrição de qual é e como acontece o trabalho dos professores, e resgata sentidos desse trabalho na escola. O estudo assentou-se em princípios da análise dialética, incluindo pesquisa bibliográfica e sistematização dos dados com análise de conteúdo e elaboração de argumentos. Partiu-se dos sentidos de trabalho pedagógico, distinguindo-os e mostrando preponderância em relação a sinônimos. Relacionou-se ao trabalho dos professores, apresentando modos discursivos com os quais é possível descrever concepções da categoria na escola. Sugere-se que trabalho pedagógico é trabalho dos professores quando, na escola, há espaços e tempos para a produção de conhecimento em movimentos dialéticos entre o projeto pedagógico individual dos professores e o projeto pedagógico institucional, constituindo a práxis pedagógica.

Palabras clave : Trabalho Pedagógico; Escola; Trabalho dos Professores; Práxis Pedagógica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )