SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número2Trabalho Pedagógico na Escola: do que se fala?Educación Superior: la alfabetización en géneros discursivos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

LEBOURG, Elodia Honse  e  COUTRIM, Rosa Maria da Exaltação. Eu Não Queria Estar Aqui: juventude, ensino médio e deslocamento. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.2, pp.609-627. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623664657.

O ingresso no ensino médio significa, para muitos estudantes, um momento importante para o processo de constituição de suas identidades. Este artigo é fruto de um estudo que buscou compreender como jovens de um pequeno distrito que passaram a se deslocar diariamente para a sede do município para cursar o ensino médio perceberam esse processo de transição. Para a pesquisa, foram ouvidos oito jovens, e seus depoimentos foram analisados por meio de perfis de configuração. Constatou-se que, para eles, assim como para outros na mesma situação, o ingresso no ensino médio é um momento delicado de transição que, além da mudança de escola, exige alterações em suas rotinas, interfere em suas relações com o espaço e em seus laços de sociabilidade.

Palavras-chave : Juventude; Ensino Médio; Escola.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )