SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número2Conselhos Estaduais de Educação nos Novos Planos Estaduais de EducaçãoFormação Ética na Educação Profissional, Científica e Tecnológica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

SANGENIS, Luiz Fernando Conde. O Franciscano e o Jesuíta: tradições da educação brasileira. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.2, pp.691-709. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623666683.

O franciscano e o jesuíta são tradições culturais do Ocidente nascidas na Europa e expandidas aos quatro cantos do mundo. Tratamos das circunstâncias particulares dessa presença na América e no Brasil. Aqui são concebidos ao modo de tipos ideais dialogantes, que compuseram criativa tensão no âmbito da nossa história educacional. Desejamos realçar a tradição franciscana que permanece secundarizada pelos pesquisadores e autores, mesmo em textos fundamentais para a decifração do Brasil. No esforço de compreensão do franciscano e do jesuíta, e a partir da imbricação da temática com o campo da educação colonial, lançamos mão de textos e de autores paradigmáticos de ambas as tradições, em especial, de Gilberto Freyre e de Fernando de Azevedo.

Palabras clave : Franciscano; Jesuíta; Educação Colonial Brasileira; Gilberto Freyre; Fernando de Azevedo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )