SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número2Pesquisa Etnográfica com Crianças: participação, voz e ética índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

PAPI, Silmara de Oliveira Gomes. Desenvolvimento Profissional de Docentes Iniciantes na Educação Especial. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.2, pp.747-770. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623669053.

O desenvolvimento profissional de docentes iniciantes na profissão e na educação especial é pouco compreendido, mesmo sendo ele relevante para a prática docente e sua melhoria. Neste estudo analisam-se os desafios vivenciados por esses professores, tendo em vista compreender seu desenvolvimento profissional. Participaram da pesquisa professores de Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) de escolas estaduais. A pesquisa tem abordagem crítico-dialética e enfoque qualitativo. Os resultados indicam fragilidades no desenvolvimento profissional dos iniciantes, que sentem dificuldades relacionadas à prática pedagógica e à burocracia, mesmo tendo formação específica na área. Sentem-se também estranhos à escola e buscam alternativas para suprir as lacunas existentes em relação à prática profissional.

Palabras clave : Desenvolvimento Profissional; Professores Iniciantes; Educação Especial; Sala de Recursos Multifuncionais.

        · resumen en Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )