SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue3The Symbology of Nicknames in the School Everyday LifeThe Law 10.6239/03 and Epistemecide: relations and shocks author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

STECANELA, Nilda. A Coisificação da Relação Pedagógica no Cotidiano Escolar. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.3, pp.929-946. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623678810.

O texto objetiva refletir sobre algo recorrente nas narrativas de professores e alunos sobre suas experiências docentes e escolares: as culturas da reclamação. A observação do cotidiano escolar indica que um sentimento de desconforto acompanha professores e alunos na relação que estabelecem na escola. Embora não seja nomeada, é a relação pedagógica que está em causa. O queixume atua como um mediador que traz para o plano da reflexão uma relação pedagógica que não mais se sustenta. Evidências de uma relação que ocorre em rotas paralelas, com interconexões quase ausentes, fortalece o argumento da existência de uma relação pedagógica coisificada, distanciada de uma relação verdadeiramente dialógica.

Keywords : Relação Pedagógica; Educação Básica; Cotidiano Escolar; Diálogo na Escola.

        · abstract in Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )