SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número3A Simbologia dos Apelidos na Vida Cotidiana EscolarA Lei nº 10.639/03 e o Epistemicídio: relações e embates índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

STECANELA, Nilda. A Coisificação da Relação Pedagógica no Cotidiano Escolar. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.3, pp.929-946. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623678810.

O texto objetiva refletir sobre algo recorrente nas narrativas de professores e alunos sobre suas experiências docentes e escolares: as culturas da reclamação. A observação do cotidiano escolar indica que um sentimento de desconforto acompanha professores e alunos na relação que estabelecem na escola. Embora não seja nomeada, é a relação pedagógica que está em causa. O queixume atua como um mediador que traz para o plano da reflexão uma relação pedagógica que não mais se sustenta. Evidências de uma relação que ocorre em rotas paralelas, com interconexões quase ausentes, fortalece o argumento da existência de uma relação pedagógica coisificada, distanciada de uma relação verdadeiramente dialógica.

Palabras clave : Relação Pedagógica; Educação Básica; Cotidiano Escolar; Diálogo na Escola.

        · resumen en Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )