SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número3A Lei nº 10.639/03 e o Epistemicídio: relações e embatesExperiências da Gestão Acadêmica da Docência Universitária índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

PERALTA, Deise Aparecida; DIAS, Ana Lucia Braz  y  GONCALVES, Harryson Junio Lessa. Educação Profissional nos EUA: traços históricos, legais e curriculares. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.3, pp.969-987. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623666866.

Este texto, a partir de dados constituídos em um estudo comparativo, traça um panorama do sistema de ensino dos EUA, seguido de uma descrição de marcos históricos e das principais legislações que definem a educação profissional naquele país. Sem a pretensão de efetuar análises sistemáticas, o artigo se fundamenta na percepção que os seus autores construíram a partir de visitas, entrevistas, conversas, leitura de legislações e contato com a cultura estadunidense referente à formação para atuação profissional. A configuração de educação profissional naquele país ilustra a força que o move. Há também um forte movimento para aprovar legislações que cobrem dos estados avaliações em larga escala para monitorar o desempenho dos alunos.

Palabras clave : Educação Profissional; Legislação; Currículo; EUA.

        · resumen en Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )