SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número3Educação Profissional nos EUA: traços históricos, legais e curricularesFormação Docente em Arte: percurso e expectativas a partir da lei 13.278/16 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

SANTOS, Carolina da Costa; PEREIRA, Fátima  y  LOPES, Amélia. Experiências da Gestão Acadêmica da Docência Universitária. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.3, pp.989-1008. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623674106.

Considerando um cenário de transformações do e no ensino superior e de intensificação do trabalho docente, este artigo apresenta uma discussão sobre a gestão acadêmica no quotidiano do professor universitário, relacionada com o ensino, a investigação e a extensão. Discutimos as experiências de 23 professores universitários, do Brasil e de Portugal, a partir de entrevistas de tipo biográfico. Entre aspectos positivos da gestão está a possibilidade de uma participação democrática nas decisões da universidade e de uma visão clara da estrutura e do funcionamento do ensino superior, enquanto alguns aspectos negativos reforçam a aproximação da gestão com atividades burocráticas e administrativas, gerando desvalorização e desprestígio da dimensão.

Palabras clave : Docência Universitária; Gestão Acadêmica; Trabalho Docente; Narrativas.

        · resumen en Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )