SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue3Experiences of Management Activities in University TeachingSchool of Virtues: dancing in 19th century São Paulo (decades of 1830-1860) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

ALVARENGA, Valéria Metroski  and  SILVA, Maria Cristina da Rosa Fonseca da. Formação Docente em Arte: percurso e expectativas a partir da lei 13.278/16. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.3, pp.1009-1030. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623674153.

Para contextualizar e problematizar a formação docente em Arte mediante a Lei nº 13.278, de 2 de maio de 2016, que institui a obrigatoriedade da música, da dança, do teatro e das artes visuais na educação básica e exige formação específica, serão apresentados dados coletados pelo projeto em rede Observatório da Formação de Professores de Arte, que investiga, desde 2011, as licenciaturas em Arte no Brasil. Serão indicados caminhos para a implementação dessa lei, subsidiados por uma metodologia qualiquantitativa. Apesar do aumento das licenciaturas em Arte, elas não suprem a demanda educacional. Portanto, é preciso criar novos cursos, ampliar as vagas dos cursos existentes e investir no Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor).

Keywords : Formação Docente; Arte; Políticas Públicas; Lei nº 13.278/2016.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )