SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue3Unamuno’s Critique of Pedagogy as an Independent DisciplineChildren’s Condition and Loving Authority in Johann Friedrich Herbart author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

ROSEIRO, Steferson Zanoni  and  SILVA, Sandra Kretli da. Currículos Disfuncionais: inventar as lutas contra o capitalismo. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.3, pp.1115-1130. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623674759.

Partindo da premissa de um capitalismo funcional que não teme rejeitar suas próprias afirmações para garantir-se máquina sobrecodificante, esse texto objetiva apontar para práticas curriculares na produção de pausas embasadas em uma filosofia do erro. Se, no regime funcional, é cobrado da escola que os currículos funcionem sem parar, aposta-se na escola e nos exercícios curriculares como lugares de produção de vazio do sentido funcionante. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa interventiva a partir de redes de conversações e foi realizada em escolas públicas no município de Vitória/ES. Como resultados, apresentam-se momentos de ruptura do regime no qual professoras e professores colocam-se a indagar como prosseguir e, assim, criam, na imanência, currículos disfuncionais.

Keywords : Currículos; Capitalismo; Filosofia do Erro; Regime Funcional.

        · abstract in Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )