SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número3La Crítica de Unamuno hacia la Pedagogía en cuanto Ciencia IndependienteCondição Infantil e Autoridade Amorosa em Johann Friedrich Herbart índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

ROSEIRO, Steferson Zanoni  y  SILVA, Sandra Kretli da. Currículos Disfuncionais: inventar as lutas contra o capitalismo. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.3, pp.1115-1130. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623674759.

Partindo da premissa de um capitalismo funcional que não teme rejeitar suas próprias afirmações para garantir-se máquina sobrecodificante, esse texto objetiva apontar para práticas curriculares na produção de pausas embasadas em uma filosofia do erro. Se, no regime funcional, é cobrado da escola que os currículos funcionem sem parar, aposta-se na escola e nos exercícios curriculares como lugares de produção de vazio do sentido funcionante. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa interventiva a partir de redes de conversações e foi realizada em escolas públicas no município de Vitória/ES. Como resultados, apresentam-se momentos de ruptura do regime no qual professoras e professores colocam-se a indagar como prosseguir e, assim, criam, na imanência, currículos disfuncionais.

Palabras clave : Currículos; Capitalismo; Filosofia do Erro; Regime Funcional.

        · resumen en Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )