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Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

ROSEIRO, Steferson Zanoni  e  SILVA, Sandra Kretli da. Currículos Disfuncionais: inventar as lutas contra o capitalismo. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.3, pp.1115-1130. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623674759.

Partindo da premissa de um capitalismo funcional que não teme rejeitar suas próprias afirmações para garantir-se máquina sobrecodificante, esse texto objetiva apontar para práticas curriculares na produção de pausas embasadas em uma filosofia do erro. Se, no regime funcional, é cobrado da escola que os currículos funcionem sem parar, aposta-se na escola e nos exercícios curriculares como lugares de produção de vazio do sentido funcionante. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa interventiva a partir de redes de conversações e foi realizada em escolas públicas no município de Vitória/ES. Como resultados, apresentam-se momentos de ruptura do regime no qual professoras e professores colocam-se a indagar como prosseguir e, assim, criam, na imanência, currículos disfuncionais.

Palavras-chave : Currículos; Capitalismo; Filosofia do Erro; Regime Funcional.

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