SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue3Dysfunctional Curriculum: creating the battles against capitalismExamining Canadian and Brazilian Educational Policy Through the Lens of Kymlicka’s Liberal multiculturalism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

DALBOSCO, Cláudio Almir. Condição Infantil e Autoridade Amorosa em Johann Friedrich Herbart. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.3, pp.1131-1148. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623674872.

O presente ensaio investiga o modo como Johann Friedrich Herbart trata do problema do autogoverno pedagógico no âmbito da educação infantil, tomando como referência o primeiro livro, intitulado Governo das Crianças (Regierung der Kinder) de sua obra Pedagogia Geral (Allgemeine Pädagogik), publicada em 1806. Dividindo-se em três partes, investiga, na primeira, a concepção herbartiana de criança, tratando, na segunda parte, do perfil do educador. Conclui, por fim, na terceira parte, com algumas críticas à pedagogia infantil herbartiana. Retém, como resultado importante da investigação, que a postura ativa do sujeito educacional só pode ser alcançada, no âmbito da educação infantil, quando estiver ancorada na pedagogia da autoridade amorosa.

Keywords : Pedagogia; Autoridade; Amor; Governo; Autogoverno.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )