SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue3Children’s Condition and Loving Authority in Johann Friedrich HerbartThe Development of Students’ Mathematical Argumentation in a Primary Classroom author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

PAIVA, Wilson Alves de; SCOTT, David  and  GERELUK, Dianne. O Multiculturalismo Liberal de Kymlicka na Educação Canadense e o Contexto Brasileiro. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.3, pp.1149-1169. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623674993.

Este artigo busca explorar as ideias de Will Kymlicka (1998; 2007; 2015) em torno de como o multiculturalismo liberal influenciou as respostas à diversidade no cenário educacional canadense e suas possíveis contribuições ao contexto brasileiro. Ao explorar alguns estudos de caso do Canadá envolvendo escolas de herança linguística com financiamento público e programas afrocêntricos, os autores procuram mostrar como o multiculturalismo liberal desloca os temas de debates educacionais de um foco sobre a prática particular de professores em sala de aula para uma reestruturação da política educacional para lidar com as necessidades únicas de diferentes grupos étnico-culturais na sociedade. Ao realizar conexões com os contextos educacionais brasileiros, o texto destaca alguns dos desafios únicos de introduzir políticas inspiradas no multiculturalismo liberal no Brasil.

Keywords : Multiculturalismo Liberal; Diversidade Cultural; Políticas Educacionais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )