SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número3Condição Infantil e Autoridade Amorosa em Johann Friedrich HerbartO Desenvolvimento da Argumentação Matemática por Estudantes de uma Turma do Ensino Fundamental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

PAIVA, Wilson Alves de; SCOTT, David  y  GERELUK, Dianne. O Multiculturalismo Liberal de Kymlicka na Educação Canadense e o Contexto Brasileiro. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.3, pp.1149-1169. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623674993.

Este artigo busca explorar as ideias de Will Kymlicka (1998; 2007; 2015) em torno de como o multiculturalismo liberal influenciou as respostas à diversidade no cenário educacional canadense e suas possíveis contribuições ao contexto brasileiro. Ao explorar alguns estudos de caso do Canadá envolvendo escolas de herança linguística com financiamento público e programas afrocêntricos, os autores procuram mostrar como o multiculturalismo liberal desloca os temas de debates educacionais de um foco sobre a prática particular de professores em sala de aula para uma reestruturação da política educacional para lidar com as necessidades únicas de diferentes grupos étnico-culturais na sociedade. Ao realizar conexões com os contextos educacionais brasileiros, o texto destaca alguns dos desafios únicos de introduzir políticas inspiradas no multiculturalismo liberal no Brasil.

Palabras clave : Multiculturalismo Liberal; Diversidade Cultural; Políticas Educacionais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )