SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número3Condição Infantil e Autoridade Amorosa em Johann Friedrich HerbartO Desenvolvimento da Argumentação Matemática por Estudantes de uma Turma do Ensino Fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

PAIVA, Wilson Alves de; SCOTT, David  e  GERELUK, Dianne. O Multiculturalismo Liberal de Kymlicka na Educação Canadense e o Contexto Brasileiro. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.3, pp.1149-1169. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623674993.

Este artigo busca explorar as ideias de Will Kymlicka (1998; 2007; 2015) em torno de como o multiculturalismo liberal influenciou as respostas à diversidade no cenário educacional canadense e suas possíveis contribuições ao contexto brasileiro. Ao explorar alguns estudos de caso do Canadá envolvendo escolas de herança linguística com financiamento público e programas afrocêntricos, os autores procuram mostrar como o multiculturalismo liberal desloca os temas de debates educacionais de um foco sobre a prática particular de professores em sala de aula para uma reestruturação da política educacional para lidar com as necessidades únicas de diferentes grupos étnico-culturais na sociedade. Ao realizar conexões com os contextos educacionais brasileiros, o texto destaca alguns dos desafios únicos de introduzir políticas inspiradas no multiculturalismo liberal no Brasil.

Palavras-chave : Multiculturalismo Liberal; Diversidade Cultural; Políticas Educacionais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )