SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número4Avaliação e Gestão da Educação Infantil em Municípios BrasileirosTrabalho Docente e Avaliação da Capes: estranhamento e naturalização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

PASCHOALINO, Jussara Bueno de Queiroz. Gestão Escolar na Educação Básica: construções e estratégias frente aos desafios profissionais. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.4, pp.1301-1320. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623684867.

Este artigo resulta de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo foi compreender como se estabelecem os processos de democratização nas escolas e identificar os enfrentamentos decorrentes das cobranças pela qualidade educacional na educação básica, notadamente nas atribuições conferidas a gestores de escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro. A problematização se ancorou na análise do perfil, da formação e das ações de duas gestoras escolares, bem como dos desafios impostos a elas pelos novos requerimentos gestoriais e tecnológicos, tendo em vista a complexidade atual dos cargos de direção da escola básica, submetida às avaliações externas, em consonância com as demandas dos organismos internacionais ou multilaterais.

Palavras-chave : Gestão Escolar; Educação Básica; Desafios Profissionais.

        · resumo em Português     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )