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Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

FERREIRA, Andreza Cristina Souza Paula; FERENC, Alvanize Valente Fernandes  y  WASSEM, Joyce. Trabalho Docente e Avaliação da Capes: estranhamento e naturalização. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.4, pp.1321-1341. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623684892.

Neste artigo, analisam-se as condições de trabalho docente a partir das relações definidas com as políticas de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em especial, expressas no Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG 2011-2020). A pesquisa contou com a participação de docentes de dois PPG em Educação (PPGE) de universidades públicas mineiras, e a coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas e de análise documental. Como resultados, verificou-se que, apesar de descontentamentos, contradições e estranhamentos na prática docente em PPGE, a capacidade de resistência é arrefecida e os docentes passam a conceber com naturalidade o modo de trabalho e as condições de produção e avaliação.

Palabras clave : Condições de Trabalho Docente; Avaliação; CAPES; Programas de Pós-Graduação em Educação.

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