SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número4Avaliação Nacional e Internacional no Brasil: os vínculos entre o PISA e o IDEBENEM: propulsão ao mercado educacional brasileiro no século XXI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

FERNANDES, Alex de Oliveira  e  GOMES, Suzana dos Santos. Interfaces entre Avaliação e Currículo de História no Ensino Médio. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.4, pp.1363-1384. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623684903.

Apresenta-se nesse artigo os resultados de uma pesquisa que investigou as bases do Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE), em Minas Gerais, identificando o modo pelo qual os itens de teste adotados atendem aos objetivos pedagógicos anunciados, e as implicações desse programa no currículo escolar da disciplina de História do Ensino Médio. A metodologia utilizada foi a análise dos documentos do PAAE, entre os anos de 2005 e 2015, de conteúdo de matrizes curriculares e de itens de teste das provas geradas pelo programa, além da pesquisa bibliográfica. Os resultados indicaram contradição entre o anúncio do caráter inovador dos itens utilizados como recurso pedagógico para avaliar habilidades e competências e a presença hegemônica de questões tradicionais nas provas elaboradas para o programa em detrimento da modalidade formativa anunciada.

Palavras-chave : Avaliação Educacional; Currículo; História; Ensino Médio.

        · resumo em Português     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )