SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número4Interfaces entre Avaliação e Currículo de História no Ensino MédioLas Políticas de Evaluación de la Calidad Educativa en Argentina (2016-2018) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

SILVA, Rafaela Campos Duarte  y  MELO, Savana Diniz Gomes. ENEM: propulsão ao mercado educacional brasileiro no século XXI. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.4, pp.1385-1404. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623684906.

A avaliação externa ganhou destaque no cenário educacional desde 1990 e se tornou instrumento para indução e controle da operacionalização de reformas educativas. Nesse processo, o Estado brasileiro assume o papel de formulador, regulador e avaliador de resultados. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), criado e reformulado nesse contexto, ganha progressiva abrangência e se massifica. Com a Lei nº 13.415/2017, que reforma o ensino médio, e com o auxílio da Base Nacional Comum Curricular, expande suas implicações sobre a educação básica e a educação superior. Fundamentado em estudo documental, o artigo busca caracterizar e analisar o ENEM, bem como revelar o papel que essa avaliação desempenha na conformação e na consolidação de um grande mercado educacional no Brasil.

Palabras clave : Avaliação Educacional; Exame Nacional de Ensino Médio; Reforma Curricular; Política Educacional.

        · resumen en Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )