SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número4Las Políticas de Evaluación de la Calidad Educativa en Argentina (2016-2018)Carreira e Vencimento Base dos Professores da Rede Pública Paulistana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

ROTHEN, José Carlos; SANTANA, Andréia da Cunha Malheiros  e  BORGES, Regilson Maciel. As Armadilhas do Discurso sobre a Avaliação da Educação Superior. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.4, pp.1429-1450. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623684908.

Os discursos das propostas de avaliação da educação superior tornam-se armadilhas ao não articularem o seu para quê?, para quem?, o quê? e como?. Neste artigo, explicita-se como tais armadilhas são construídas a partir da análise de uma proposta de planejamento e avaliação de uma instituição pública do Estado de São Paulo. A análise da proposta tem como base as ideias de Paulo Freire e outros autores que investigaram a proliferação dos sistemas de avaliação como controle. Conclui-se que, na construção discursiva das diferentes propostas de avaliação, frequentemente, está presente a ideia de controle. Embora utilizem um discurso emancipatório, elas instauram um instrumento de controle quantitativo que pode gerar um aumento da exclusão, do produtivismo e da competição.

Palavras-chave : Avaliação da Educação Superior; Instrumentos de Avaliação; Avaliação Institucional.

        · resumo em Português     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )