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Educação e Realidade
versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236
Resumo
ROTHEN, José Carlos; SANTANA, Andréia da Cunha Malheiros e BORGES, Regilson Maciel. As Armadilhas do Discurso sobre a Avaliação da Educação Superior. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.4, pp.1429-1450. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623684908.
Os discursos das propostas de avaliação da educação superior tornam-se armadilhas ao não articularem o seu para quê?, para quem?, o quê? e como?. Neste artigo, explicita-se como tais armadilhas são construídas a partir da análise de uma proposta de planejamento e avaliação de uma instituição pública do Estado de São Paulo. A análise da proposta tem como base as ideias de Paulo Freire e outros autores que investigaram a proliferação dos sistemas de avaliação como controle. Conclui-se que, na construção discursiva das diferentes propostas de avaliação, frequentemente, está presente a ideia de controle. Embora utilizem um discurso emancipatório, elas instauram um instrumento de controle quantitativo que pode gerar um aumento da exclusão, do produtivismo e da competição.
Palavras-chave : Avaliação da Educação Superior; Instrumentos de Avaliação; Avaliação Institucional.