SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue4Creativity in School: emancipation or instrumentalization?Biopolitics, Education and Resistance in the Contemporary World author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

YONEZAWA, Fernando  and  CUEVAS, Márcia. Educação Antiniilista: corpo e arte produzindo sentido na escola. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.4, pp.1515-1535. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623675528.

Neste texto objetivamos compartilhar a experiência de atuarmos como pesquisadores-interventores junto a uma escola municipal de Educação de Jovens e Adultos da cidade de Vitória (ES), onde estivemos realizando oficinas corporais-artísticas inspiradas nas obras de Lygia Clark e Hélio Oiticica. Utilizando-nos do método cartográfico de pesquisa em Psicologia Institucional, também baseados nos conceitos filosóficos de Deleuze, Guattari e Nietzsche, problematizamos o niilismo presente na educação e nos corpos dos estudantes, assim como buscamos afirmar a possibilidade de produzir sentido no processo educacional a partir destas intervenções corporais-artísticas.

Keywords : Educação; Arte; Corpo; Produção de Sentido.

        · abstract in Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )