SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número4Biopolítica, Educação e Resistência na ContemporaneidadeBrasil, Argentina e Uruguai: ensino de Relações Públicas na cultura digital índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

FONSECA, Paula Fontana. O Laço Educador-Bebê se Tece no Enodamento entre Cuidar, Educar e Brincar. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.4, pp.1555-1568. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623675614.

A literatura acerca do trabalho educativo na primeira infância propõe uma articulação do educar com o cuidar e o brincar como subsídio para ação do professor. No entanto, é necessário entender com mais precisão essas ações e os seus possíveis efeitos no laço com o bebê. Nosso intuito é pensar essa relação como fundamento para uma presença interessada do adulto educador. Para tanto, usaremos a figura topológica da banda de Möebius na proposição de uma articulação entre cuidar, educar e brincar, entendidos como uma única ação no trabalho educativo com bebês no âmbito da creche.

Palabras clave : Educação Infantil; Psicanálise; Creche; Brincar; Cuidar.

        · resumen en Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )