SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue4Brazil, Argentina and Uruguay: Public Relations education in digital cultureThe Business Conception of Full-Time (and) Integral Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

BICALHO, Poliene Soares dos Santos; OLIVEIRA, Fernanda Alves da Silva  and  MACHADO, Márcia. ‘Mas Eles São Índios de Verdade?’: representações indígenas na sala de aula. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.4, pp.1591-1612. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623676388.

As autoras, com o objetivo de verificar a implementação da Lei 11.645/08, que assinala a obrigatoriedade do ensino de história e culturas indígenas na sala de aula, apresentam o estudo desenvolvido sobre representações indígenas de discentes das séries finais do ensino fundamental, em escolas situadas em municípios com níveis diferenciados de contato com a comunidade dos Tapuios do Carretão do estado de Goiás. Para tanto, partem de uma abordagem comparativa, uma vez que o estudo do imaginário sobre os povos nativos no Brasil aponta para duas concepções desencontradas acerca dos indígenas na consciência nacional, fundamentadas na proximidade e no distanciamento entre a sociedade não indígena e os povos originários.

Keywords : Tapuios do Carretão; Identidade Indígena; Representações; Sala de Aula.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )