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Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

BICALHO, Poliene Soares dos Santos; OLIVEIRA, Fernanda Alves da Silva  y  MACHADO, Márcia. ‘Mas Eles São Índios de Verdade?’: representações indígenas na sala de aula. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.4, pp.1591-1612. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623676388.

As autoras, com o objetivo de verificar a implementação da Lei 11.645/08, que assinala a obrigatoriedade do ensino de história e culturas indígenas na sala de aula, apresentam o estudo desenvolvido sobre representações indígenas de discentes das séries finais do ensino fundamental, em escolas situadas em municípios com níveis diferenciados de contato com a comunidade dos Tapuios do Carretão do estado de Goiás. Para tanto, partem de uma abordagem comparativa, uma vez que o estudo do imaginário sobre os povos nativos no Brasil aponta para duas concepções desencontradas acerca dos indígenas na consciência nacional, fundamentadas na proximidade e no distanciamento entre a sociedade não indígena e os povos originários.

Palabras clave : Tapuios do Carretão; Identidade Indígena; Representações; Sala de Aula.

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