SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue4Professional Education and the Reform of High School: law nº 13.415/2017Teaching at the Daycare Center: care in the education of children from zero to three years of age author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

GONCALVES, António Cipriano Parafino. Modernidades Moçambicanas e Educação: da crise de referências ao vazio de sentido. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.4, pp.1653-1676. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623676545.

O trabalho, síntese tese de Doutorado, versa sobre a educação e a crise ética em Moçambique, a partir do eixo temático sobre a Ética no Ensino da Filosofia do país. Argumenta-se que, no país vive-se um vazio de sentido, decorrente da crise de referências éticas, consequência das duas modernidades implementadas: a socialista revolucionária e a capitalista neoliberal. Em termos metodológicos, faz-se uma revisão bibliográfica e uma análise histórico-documental sobre o projeto de modernidade socialista e capitalista, apresentando também como a educação foi a mediação para a viabilização, principalmente, do projeto de modernidade socialista. Por fim, apresentam-se alguns indicadores da crise ética no país.

Keywords : Moçambique; Modernidade; Expressões Culturais do Ethos; Crise Ética.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )