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Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

GONCALVES, António Cipriano Parafino. Modernidades Moçambicanas e Educação: da crise de referências ao vazio de sentido. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.4, pp.1653-1676. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623676545.

O trabalho, síntese tese de Doutorado, versa sobre a educação e a crise ética em Moçambique, a partir do eixo temático sobre a Ética no Ensino da Filosofia do país. Argumenta-se que, no país vive-se um vazio de sentido, decorrente da crise de referências éticas, consequência das duas modernidades implementadas: a socialista revolucionária e a capitalista neoliberal. Em termos metodológicos, faz-se uma revisão bibliográfica e uma análise histórico-documental sobre o projeto de modernidade socialista e capitalista, apresentando também como a educação foi a mediação para a viabilização, principalmente, do projeto de modernidade socialista. Por fim, apresentam-se alguns indicadores da crise ética no país.

Palavras-chave : Moçambique; Modernidade; Expressões Culturais do Ethos; Crise Ética.

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