SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue4Mozambican Modernities and Education: from the crisis of references to the emptiness of meaningCurriculum and History Teaching: a state of the knowledge in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

ARENHART, Deise; GUIMARAES, Daniela  and  SANTOS, Núbia Oliveira. Docência na Creche: o cuidado na educação das crianças de zero a três anos. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.4, pp.1677-1691. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623676576.

Este texto expõe questões de uma pesquisa institucional em andamento que tem como objetivo investigar os sentidos da docência na educação das crianças de zero a três anos. A partir da perspectiva da pesquisa-formação, adotou como estratégias metodológicas encontros quinzenais com professoras de bebês de diferentes creches públicas, tendo em vista construir espaços de interlocução, construção de enunciados e perspectivas docentes sobre ser professora de bebês. Os sentidos da docência constituem-se na capacidade de reconhecimento do bebê como outro que altera e reconduz ações cotidianas, como escuta e compreensão ativas, na perspectiva do cuidado ético, o que se destaca, nesta pesquisa, nas relações que envolvem o cuidado corporal.

Keywords : Docência; Cuidado; Educação; Crianças Zero a Três Anos.

        · abstract in Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )