SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número4Modernidades Moçambicanas e Educação: da crise de referências ao vazio de sentidoCurrículo e Ensino de História: um estado do conhecimento no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

ARENHART, Deise; GUIMARAES, Daniela  e  SANTOS, Núbia Oliveira. Docência na Creche: o cuidado na educação das crianças de zero a três anos. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.4, pp.1677-1691. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623676576.

Este texto expõe questões de uma pesquisa institucional em andamento que tem como objetivo investigar os sentidos da docência na educação das crianças de zero a três anos. A partir da perspectiva da pesquisa-formação, adotou como estratégias metodológicas encontros quinzenais com professoras de bebês de diferentes creches públicas, tendo em vista construir espaços de interlocução, construção de enunciados e perspectivas docentes sobre ser professora de bebês. Os sentidos da docência constituem-se na capacidade de reconhecimento do bebê como outro que altera e reconduz ações cotidianas, como escuta e compreensão ativas, na perspectiva do cuidado ético, o que se destaca, nesta pesquisa, nas relações que envolvem o cuidado corporal.

Palavras-chave : Docência; Cuidado; Educação; Crianças Zero a Três Anos.

        · resumo em Português     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )