SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número1Interpelações Éticas à Educação InclusivaPolítica de Acessibilidade: o que dizem as pessoas com deficiência visual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

PIMENTA, Paula Ramos. Clínica e Escolarização dos Alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.1, e84859. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623684859.

O artigo analisa as prerrogativas da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva para a inclusão escolar dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Problematiza as implicações, para a educação, de se concebê-los como pessoas com deficiência, o que acarretaria um risco de o educador desconsiderar o funcionamento psíquico particular desses alunos, demonstrado pelas teorias psicológicas analisadas - Teoria da Mente e Psicanálise. Empenha-se em fazer com que os achados de tais teorias contribuam para a reflexão do professor com seus alunos, em especial aquele de atendimento educacional especializado (AEE), tanto nas estratégias comportamentais, quanto na preparação do material pedagógico que leve em conta suas características psíquicas conhecidas.

Palavras-chave : TEA; Educação Especial; Educação Inclusiva; Teoria da Mente; Psicanálise.

        · resumo em Português     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )