SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número1Política de Acessibilidade: o que dizem as pessoas com deficiência visualDez Anos da PNEEPEI: uma análise pela perspectiva da biopolítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

ULLRICH, Wladimir Brasil. Política de Educação Especial: sobre ambivalência, tensão e indeterminação. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.1, e84860. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623684860.

O artigo propõe retomar a discussão teórica que influenciou a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, com o objetivo de refletir sobre seus efeitos após uma década da publicação. Revisitamos questionamentos que constituem o debate nessa área, tomando por eixo central a análise de sua base conceitual - a adjetivação especial e a ideia de inclusão - considerando-a sob o registro da modernidade. Além disso, destacamos uma estrutura dilemática a sustentar questões fundamentais em Educação Especial, bem como advertir sobre a força de certa ambivalência e tensão que as políticas e os discursos que engendram a Educação Especial pretendem superar.

Palavras-chave : Educação Especial; Inclusão; Política Educacional; Modernidade; Conflito de Valores.

        · resumo em Português     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )