SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue1Ten Years of PNEEPEI: an analysis from a biopolitical perspectiveEmotions in Mathematics Education: a view based on complex thought author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

PIVETTA, Hedioneia Maria Foletto et al. Percalços da Docência Universitária nas Ciências da Saúde. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.1, e75639. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623675639.

O artigo discutiu aspectos da docência universitária, encontrados por professores da área da saúde. Tratou-se de um estudo qualitativo, com entrevistas narrativas, interpretadas, mediante análise de conteúdo. Dimensionaram-se os percalços de professores de diferentes cursos em duas categorias: dimensão humana e dimensão estrutural. Frente à realidade de sucateamento de muitas Instituições de Ensino Superior - IES - públicas, as dificuldades de maior ênfase não foram as de infraestrutura, mas sim as que envolveram as relações pessoais, em especial, a multiprofissionalidade, considerada muito importante na formação em saúde por possibilitar uma assistência integral.

Keywords : Docência Universitária; Área da Saúde; Dificuldades da Docência Superior.

        · abstract in Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )