SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número1Dez Anos da PNEEPEI: uma análise pela perspectiva da biopolíticaEmociones en Educación Matemática: una mirada con base en el pensamiento complejo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

PIVETTA, Hedioneia Maria Foletto et al. Percalços da Docência Universitária nas Ciências da Saúde. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.1, e75639. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623675639.

O artigo discutiu aspectos da docência universitária, encontrados por professores da área da saúde. Tratou-se de um estudo qualitativo, com entrevistas narrativas, interpretadas, mediante análise de conteúdo. Dimensionaram-se os percalços de professores de diferentes cursos em duas categorias: dimensão humana e dimensão estrutural. Frente à realidade de sucateamento de muitas Instituições de Ensino Superior - IES - públicas, as dificuldades de maior ênfase não foram as de infraestrutura, mas sim as que envolveram as relações pessoais, em especial, a multiprofissionalidade, considerada muito importante na formação em saúde por possibilitar uma assistência integral.

Palabras clave : Docência Universitária; Área da Saúde; Dificuldades da Docência Superior.

        · resumen en Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )