SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número1Avaliação de Redes de Ensino e Gestão Educacional: aportes teóricosConfigurações de Aprendizagem e Saberes Docentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

MELO, Danilo. Notas para uma Pedagogia do Movente: sobre vontade e educação em Henri Bergson. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.1, e77417. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623677417.

Este artigo pretende trazer ao público algumas considerações sobre educação e vontade presentes na filosofia de Henri Bergson, sobretudo em seus cursos, conferências e discursos publicados postumamente. Em seu cerne, vigora a ideia de que a vontade corresponde ao aspecto movente da nossa consciência pelo qual aprendemos e pensamos. Nesta via, as dificuldades de aprendizagem implicam a presença de obstáculos frente à vontade, sobre os quais o ato pedagógico deve operar um esforço de remoção para que o movimento do aprender e do pensar possa ser restabelecido. Por fim, depreende-se daí uma pedagogia do movente, cuja tarefa visa desimpedir a livre corrente do pensamento e o impulso da aprendizagem em direção ao desconhecido, ao novo, ao porvir.

Palavras-chave : Vontade; Aprendizagem; Educação; Pensamento; Henri Bergson.

        · resumo em Português     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )