SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número1Notas para uma Pedagogia do Movente: sobre vontade e educação em Henri BergsonFormação de Professor: reflexões da educação matemática no ensino superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

FILGUEIRA, Sérgio Silva; ARRUDA, Sergio de Mello  y  PASSOS, Marinez Meneghello. Configurações de Aprendizagem e Saberes Docentes. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.1, e77588. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623677588.

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada com estudantes de uma instituição pública de Goiás. Envolvemos os alunos em situações de investigação/experimentação, entrevistamos o docente sobre seu planejamento e caracterizamos os relatos sobre sua atuação à luz dos Focos da Aprendizagem Científica (FAC). Evidenciou-se que, no planejamento e na atuação do professor, predominou o envolvimento com raciocínio científico. O envolvimento com a prática científica, que apresentou elevada intensidade no planejamento, reduziu durante a atuação docente. Durante as aulas, intensificou-se a aprendizagem do conhecimento científico. Os FAC, portanto, ajudam a compreender e caracterizar a atuação docente e a aprendizagem dos discentes em configurações de aprendizagem pautadas no processo de experimentação.

Palabras clave : Focos da Aprendizagem Científica; Saberes Docentes; Configurações de Aprendizagem; Ação Docente.

        · resumen en Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )