SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número1Configurações de Aprendizagem e Saberes DocentesO Direito à Educação Infantil nos Tribunais de Justiça do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

BIANCHINI, Barbara Lutaif; LIMA, Gabriel Loureiro de  e  GOMES, Eloiza. Formação de Professor: reflexões da educação matemática no ensino superior. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.1, e77732. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623677732.

Este artigo mapeia as produções sobre Formação de Professores de Matemática geradas pelo Grupo de Trabalho Educação Matemática no Ensino Superior, da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, e tem por objetivo realizar análises, dentre outros aspectos, a respeito da formação inicial do professor de Matemática, do papel do estágio supervisionado obrigatório e do desenvolvimento profissional docente. Buscamos evidenciar as inquietações que pesquisadores cuja área principal de interesse é o ensino em nível superior têm sobre a formação inicial e continuada de professores de Matemática. Identificamos, por meio de uma Análise de Conteúdo, seis eixos nos quais se aglutinam as temáticas apresentadas no corpus de análise.

Palavras-chave : Formação de Professores; Matemática; Educação Matemática; Ensino Superior; Mapeamento de Pesquisas.

        · resumo em Português     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )