SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue1The Right to Early Childhood Education in the Courts of Justice of BrazilMais Educação Program in Latin America: legacies for deprived children and youth author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. Das Memórias a uma História Sensorial da Escola na Província do Paraná. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.1, e80701. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623680701.

Partindo-se das considerações de Silva e Vidal (2011), trabalha-se com a hipótese de que, por meio de uma história sensorial, baseada nos contatos individuais e coletivos com a materialidade escolar evocados em registros memorialísticos, é possível evidenciar algumas experiências que a escola primária no Brasil Imperial propiciou às crianças, dando a ver significados atribuídos à escola e à escolarização recebida nesse momento histórico. O objetivo do artigo é realizar uma abordagem inicial desta questão, identificando as experiências sensoriais ocorridas numa escola da cidade de Paranaguá, no litoral da Província do Paraná, na década de 1870, na vida de Nestor Vitor dos Santos, um dos alunos que a frequentou.

Keywords : História Sensorial; Século XIX; Cultura Material Escolar.

        · abstract in Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )