SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número1O Direito à Educação Infantil nos Tribunais de Justiça do BrasilO Mais Educação na América Latina: legados a infâncias e juventudes pobres índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. Das Memórias a uma História Sensorial da Escola na Província do Paraná. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.1, e80701. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623680701.

Partindo-se das considerações de Silva e Vidal (2011), trabalha-se com a hipótese de que, por meio de uma história sensorial, baseada nos contatos individuais e coletivos com a materialidade escolar evocados em registros memorialísticos, é possível evidenciar algumas experiências que a escola primária no Brasil Imperial propiciou às crianças, dando a ver significados atribuídos à escola e à escolarização recebida nesse momento histórico. O objetivo do artigo é realizar uma abordagem inicial desta questão, identificando as experiências sensoriais ocorridas numa escola da cidade de Paranaguá, no litoral da Província do Paraná, na década de 1870, na vida de Nestor Vitor dos Santos, um dos alunos que a frequentou.

Palabras clave : História Sensorial; Século XIX; Cultura Material Escolar.

        · resumen en Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )