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Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

CARVALHO, Levindo Diniz; RAMALHO, Bárbara  e  SANTOS, Kildo Adevair dos. O Mais Educação na América Latina: legados a infâncias e juventudes pobres. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.1, e80711. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623680711.

O presente artigo tem como objetivo localizar o surgimento do Programa Mais Educação (PME) no contexto político-educacional latino-americano e analisar as consequências sociais desta experiência para crianças e jovens pobres no Brasil. Tais discussões são realizadas à luz da Reforma do Estado dos anos 1990, bem como dos estudos sociais da infância e juventude. Este trabalho tanto aponta no PME evidências da incursão neoliberal vivenciada pela América Latina, marcada por rupturas, permanências e retrocessos, quanto permite identificar legados desta política quanto à ampliação do direito à educação, ao inaugurar uma concepção de educação integral centrada nas crianças e jovens, suas culturas e territórios.

Palavras-chave : Política Educacional; Infância; Juventude; Educação Integral; Jornada Escolar Integral.

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