SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número1O Mais Educação na América Latina: legados a infâncias e juventudes pobresA Educação Básica na Suécia e no Brasil: algumas semelhanças e diferenças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

BOCCHETTI, André  e  BUENO, Belmira Oliveira. Figurações do Preparo: da ética grega à formatividade contemporânea. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.1, e80961. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623680961.

O artigo analisa as políticas de preparo pelas quais são alteradas compreensões, percepções e disposições do sujeito mediante a ideia de elaboração de si. Aborda significados da ideia de preparo com matérias da revista Veja e de sentidos de preparação oriundos dos estudos foucaultianos da cultura helênica, cristã e neoliberal. A análise aponta uma continuidade cristã neoliberal na constituição da noção contemporânea de preparação que, alheia à estética envolvida na preparação de si mesmo entre os gregos, constitui-se por uma natureza eminentemente laboral que transforma a busca da vida plena em anseios por uma existência mercadologicamente viável.

Palavras-chave : Discursos Formativos; Políticas de Preparo; Neoliberalismo e Educação.

        · resumo em Português     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )