SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue2Between Cracks and Bridges: childhood, ethno-racial marks and formationRacial Issues for Children: resistance and denunciation of the unsaid author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

ALCANFOR, Lucilene Rezende  and  BASSO, Jorge Garcia. Infância, Identidade Étnica e Conhecimentos de Matriz Africana na Escola. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.2, e88363.  Epub June 26, 2019. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623688363.

Este artigo analisa a produção literária infantil e juvenil do escritor Reginaldo Prandi, que aborda a mitologia iorubá e a cultura iorubá-descendente no Brasil, com o propósito de apresentar suas possibilidades de uso como literatura e material didático na escola. Com base na seleção de seis obras do autor, procura-se situar esta produção no conjunto dos seus escritos, com vistas a examinar as representações de infância e criança expressas nessas narrativas. O ensaio articula temas como identidade étnica, diáspora africana, educação antirracista e decolonial, como contribuição à reflexão sobre a importância das culturas africanas e afrodescendentes na Educação Básica.

Keywords : Infância; Literatura Infantil e Juvenil; Educação Decolonial.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )