SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue2Childhood, Ethnic Identity and Knowledge of African Matrix in SchoolAfro-Brazilian Heritage in the Context of Quilombola School Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

MOTTA, Flavia  and  PAULA, Claudemir de. Questões Raciais para Crianças: resistência e denúncia do não dito. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.2, e88365.  Epub June 07, 2019. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623688365.

Este texto resulta da pesquisa desenvolvida entre 2014 e 2016 numa creche vinculada a uma instituição federal do Rio de Janeiro, que versou sobre os efeitos de uma educação antirracista para a subjetividade das crianças. Partimos da premissa de que as crianças compreendem e reinterpretam o mundo em suas interações por meio da cultura de pares. Com este artigo, por sua vez, objetivamos identificar os aspectos decorrentes do Parecer CNE/CP 003/2004, da Lei 10.639/2003 nas práticas educacionais da educação infantil e discutir como as questões raciais influenciam a vivência das práticas pedagógicas nos espaços educativos voltados à primeira infância. O estudo concluiu que, embora a creche analisada se adeque à legislação ao inserir a temática das relações etnico-raciais como tática para a educação, é necessário ainda a presença de um corpo técnico consciente da temática antirracista.

Keywords : Infância; Raça; Resistência; Lei 10.639; Educação Infantil.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )