SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue2Afro-Brazilian Heritage in the Context of Quilombola School EducationChildren in Nature: lived experiences, knowledge and belonging author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

ARAUJO, Débora Cristina de  and  DIAS, Lucimar Rosa. Vozes de Crianças Pretas em Pesquisas e na Literatura: esperançar é o verbo. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.2, e88368.  Epub June 07, 2019. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623688368.

Neste ensaio propomos evidenciar experiências de crianças pretas em pesquisas acadêmicas e na literatura infantil. Tomando suas vozes como referenciais para a efetiva educação das relações étnico-raciais, discutimos sobre discursos produzidos no ambiente escolar, sendo muitos deles reificadores de estereótipos. Em contraponto, na literatura infantil selecionada, suas vozes acionam novos sentidos acerca de suas trajetórias. Assim, aspectos da formação docente são apontados, com destaque especial à necessidade de uma educação literária que contemple a diversidade étnico-racial. É uma aposta no entrelaçamento de vozes para que possamos esperançar histórias mais cheias de vida às todas as crianças, como projeto de uma educação antirracista.

Keywords : Crianças Pretas; Literatura Infantil; Educação das Relações Étnico-Raciais.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )