SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número2Patrimônio Afro-Brasileiro no Contexto da Educação Escolar QuilombolaCrianças da Natureza: vivências, saberes e pertencimento índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

ARAUJO, Débora Cristina de  y  DIAS, Lucimar Rosa. Vozes de Crianças Pretas em Pesquisas e na Literatura: esperançar é o verbo. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.2, e88368.  Epub 07-Jun-2019. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623688368.

Neste ensaio propomos evidenciar experiências de crianças pretas em pesquisas acadêmicas e na literatura infantil. Tomando suas vozes como referenciais para a efetiva educação das relações étnico-raciais, discutimos sobre discursos produzidos no ambiente escolar, sendo muitos deles reificadores de estereótipos. Em contraponto, na literatura infantil selecionada, suas vozes acionam novos sentidos acerca de suas trajetórias. Assim, aspectos da formação docente são apontados, com destaque especial à necessidade de uma educação literária que contemple a diversidade étnico-racial. É uma aposta no entrelaçamento de vozes para que possamos esperançar histórias mais cheias de vida às todas as crianças, como projeto de uma educação antirracista.

Palabras clave : Crianças Pretas; Literatura Infantil; Educação das Relações Étnico-Raciais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )